Panettone Triplo Chocolate

Ingredientes

1 Panettone com Gotas de Chocolate Casa Suíça
Mousses:
120 g de chocolate meio amargo picado
120 g de chocolate branco picado
2 ovos (gemas e claras separadas)
2 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de creme de leite fresco gelado (200 ml)
Cobertura:
70 g de chocolate meio amargo
½ xícara (chá) de creme de leite (90 g)

Preparo

Comece preparando o panettone para ser recheado: com uma faca de serra, faça um corte e retire uma “tampa” do panettone. Com a faca, delimite as bordas com 3 cm e retire o miolo, guardando-o para fazer trufas. Então faça as mousses: derreta os chocolates separadamente, em banho-maria ou no micro-ondas regulado em potência média, misturando a cada 30 segundos. Deixe esfriar. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e divida-o em duas partes. Em cada uma das partes, misture um dos chocolates derretidos. Bata o creme de leite em ponto de chantilly, divida-o em 2 partes e incorpore cada parte nos cremes de chocolate, misturando delicadamente com movimentos de baixo para cima. Por último, bata as claras em neve, divida em 2 partes e acrescente cada parte a um dos cremes de chocolate, fazendo movimentos de baixo para cima para que fiquem bem aerados. Recheie o panettone em colheradas, intercalando uma colher de cada mousse. Comece colocando uma colher da mousse de chocolate branco e, ao lado, uma de chocolate meio amargo. Sobre a de chocolate branco, coloque uma colher de chocolate meio amargo e, ao lado, outra de chocolate branco. Siga este procedimento até rechear todo o panettone. Tampe o panettone com a parte separada e leve à geladeira por pelo menos 6 horas, para que as mousses fiquem firmes. Por último, faça a cobertura: derreta o chocolate no micro-ondas com o creme de leite. Cubra o panettone na hora de servir.

Rendimento: 8 a 10 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos

Variação: Se preferir, você pode cobrir o panettone com cobertura de chocolate temperada ou mesmo cobertura fracionada, que não precisa de têmpera.

Dicas: Faça trufinhas com o miolo do panettone. Pique-o em pedaços menores e misture-o com 50 g de chocolate meio amargo derretido. Com as mãos, modele bolinhas com a massa. Derreta 100 g de cobertura de chocolate meio amargo fracionado no micro-ondas ou em banho-maria e banhe as trufas. Para que fiquem brilhantes, coloque-as sobre papel-manteiga e leve-as para a geladeira por 15 minutos, para que a cobertura endureça. Você também pode cobrir as trufas com cacau em pó.
Para fazer o chantilly, bata o creme de leite com um batedor de arame ou na batedeira elétrica em velocidade baixa, até que ele ganhe corpo e duplique de volume. O ideal é que o creme de leite esteja bem gelado. Durante o processo de batimento, pare e observe a consistência. Quando começar a encorpar, pare, pois se bater demais ele pode virar manteiga.
Compartilhe:
© Todos os direitos reservados - Casa Suíça - Política de privacidade