Torta de Ricota com Laranja e Gengibre

Esta é uma receita para os dias em que você está com pressa, mas não abre mão de uma sobremesa gostosa e bonita. De preparo simples, tem como base o Bolo Integral de Castanha-do-Pará Zero adição de Açúcar da Casa Suíça. O recheio é neutro e a calda de laranja dá um toque cítrico, mas pode ser substituída por outros sabores, como frutas vermelhas ou uva.

Ingredientes

Base:
- 1 embalagem de Bolo Integral de Castanha-do-Pará Zero Açúcar Casa Suíça
Recheio:
½ sachê de gelatina em pó incolor e sem sabor (6 g)
1 embalagem de creme de ricota light (220 g)
¼ de xícara (chá) de adoçante em pó sucralose para forno e fogão
½ xícara (chá) de suco de laranja (100 ml)
½ colher (chá) de essência de baunilha
Calda:
½ vidro de geleia de laranja diet (140 g)
1 xícara (chá) de suco de laranja (200 ml)
1 pedaço de gengibre (aproximadamente 3 cm) ralado

Preparo

Comece pela base: corte o bolo em 14 fatias, aproveitando as marcações da superfície. Em uma forma pequena de fundo removível (15 cm de diâmetro), disponha as fatias em pé por toda a lateral da forma. Coloque as outras fatias no fundo para forrar toda a forma. Pressione levemente para que todos os espaços fiquem preenchidos e reserve. Faça o recheio: em um recipiente, coloque 3 colheres (sopa) de água e polvilhe meio sachê de gelatina em pó sem sabor. Deixe hidratar por 3 minutos. Em banho-maria ou micro-ondas, aqueça a gelatina, mexendo sempre, para dissolvê-la. Ela deverá ficar transparente e líquida, mas não quente. Reserve. Na batedeira, coloque o creme de ricota, o adoçante, o suco de laranja e a essência de baunilha. Bata por 5 minutos na velocidade máxima. Diminua para a velocidade mais baixa e acrescente a gelatina somente para misturá-la. Desligue o liquidificador e despeje essa mistura sobre a base de bolo de castanha. Leve para a geladeira por cerca de 4 horas ou até firmar. Faça a calda: em uma panela, coloque a geleia, o suco de laranja e o gengibre ralado. Deixe ferver por 5 minutos e reserve. Quando for servir, desenforme a torta sobre o prato e despeje a calda de laranja por cima. Sirva gelado.
Rendimento: 7 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos
Variação: sirva essa mesma base com outras caldas. Experimente fazer com geleias de uva, frutas vermelhas, morango ou mesmo goiabada. Nesses casos, não utilize o gengibre.
Compartilhe:
© Todos os direitos reservados - Casa Suíça - Política de privacidade