Zucotto com Frutas Vermelhas e Espumante

Ingredientes

Calda:
1 xícara (chá) de espumante (200 ml)
1 ameixa fresca picada
2 colheres (sopa) de açúcar
60 g de cerejas desidratadas
8 morangos cortados em 4 partes
40 g de framboesas frescas ou congeladas
60 g de amoras frescas ou congeladas
Montagem:
1 Panettone com Gotas de Chocolate ao Leite Casa Suíça
2 litros de sorvete de creme
Cobertura:
1 garrafa de creme de leite fresco gelado (500 ml)
4 colheres (sopa) de açúcar

Preparo

Comece pela calda: coloque 150 ml do espumante em uma panela e reserve o restante. Na panela, junte a ameixa, o açúcar e as cerejas desidratadas. Deixe ferver em fogo baixo por 20 minutos. Depois, acrescente os morangos e deixe por mais 10 minutos. Coloque as framboesas e as amoras e deixe por mais 5 minutos, mexendo sempre, em fogo baixo, até que se forme uma calda levemente encorpada, quase com consistência de geleia. Desligue o fogo e deixe esfriar. Monte o zucotto: corte o panettone em 8 fatias de aproximadamente 1,5 cm de espessura. Forre uma tigela com capacidade para 2,5 litros (22 cm de diâmetro) com filme plástico. Deixe 20 centímetros de plástico para fora das bordas. Coloque sobre o filme plástico as fatias de panettone, cobrindo toda a superfície. Use 5 fatias para forrar e reserve 3 para fechar o zucotto. Pincele o espumante restante, umedecendo bem o panettone. Retire o sorvete do freezer, passe-o para um recipiente grande e mexa de vez em quando para que fique bem cremoso, mas ainda bem gelado (não derretido). Misture a calda de frutas vermelhas já fria. Se desejar, reserve ¼ de xícara (chá) da calda para decorar na hora de servir. Espalhe o sorvete com as frutas sobre a tigela com o panettone e cubra com as fatias reservadas. Embale bem com o plástico filme e leve para o congelador. Quando for servir, faça a cobertura: bata o creme de leite bem gelado na batedeira até ficar em ponto de chantilly. Retire o zucotto do freezer, retire o plástico de cima e vire o zucotto em um prato grande. Retire então a tigela e o filme plástico. Cubra com o chantilly, decore com frutas vermelhas frescas e sirva em seguida puro, com a calda reservada ou com geleia de frutas vermelhas.

Rendimento: 12 a 14 porções
Tempo de Preparo: 1 hora

Variação: Você pode substituir as cerejas desidratadas por cranberries desidratados, blueberries desidratados, uvas-passas brancas ou 10 cerejas frescas picadas.

Dicas: Para fazer o chantilly, bata o creme de leite com um batedor de arame ou na batedeira elétrica em velocidade baixa até que ele ganhe corpo e duplique de volume. O ideal é que o creme de leite esteja bem gelado. Durante o processo de batimento, pare e observe a consistência. Quando começar a encorpar, pare, pois se bater demais ele pode virar manteiga.
Caso não encontre todas as frutas frescas para a calda, substitua-as por outras frutas vermelhas. É importante que você tenha, no total, 340 g de frutas vermelhas frescas na combinação que preferir. Experimente a calda e, se necessário, ajuste o açúcar.
Compartilhe:
© Todos os direitos reservados - Casa Suíça - Política de privacidade